ABC DO IGF PARA NOVATAS E NOVATOS

| CHI | ENG | ESL |

GOVERNANÇA DA INTERNET E O IGF


Bem-vindo ao Fórum de Governança da Internet (IGF)! Todas e todos já fomos novatas e novatos aqui em algum momento, por isso esperamos facilitar sua participação em todas as atividades que acontecem durante a reunião do IGF e no período entre as reuniões. Esta página deve fornecer alguns ABCs básicos para ajudar a tornar a sua primeira reunião do IGF mais significativa.

“Este é um projeto em evolução, e nosso objetivo é criar um ambiente de IGF acolhedor e melhorar a experiência das jovens. E para obter mais informações sobre iniciativas IGF de jovens, confira este link. Nós também encorajamos você a verificar um documento que o Secretariado do IGF produziu chamado Engajamento de Jovens no IGF, que é um recurso útil e destaca todas as atividades relacionadas à juventude na Governança da Internet.

Além disso, nós incentivamos você a verificar a página IGF Top Things to Know produzida pela Internet Society (ISOC), que inclui um vídeo informativo e uma lista de dicas (também disponível em espanhol aqui).Também sugerimos que você utilize esta ferramenta Sched para elaborar seu cronograma, que fornece detalhes sobre como participar remotamente caso você não consiga ir à Genebra.

Ainda curiosa sobre como participar? Confira nosso guia de envolvimento.


O QUE É GOVERNANÇA DA INTERNET?

Quem? Governos, setor privado (ex., empresas), sociedade civil (ex., ONGs), comunidade técnica (ex., cientistas da computação e engenheiras de redes de Internet) e academia (ex., professoras universitárias). Para obter mais informações sobre grupos específicos que estão envolvidos, confira a lista de atrizes e atores na Geneva Internet Plataform (GIP): http://giplatform.org/actors.

O quê? Compartilhar princípios, normas, regras, processos de tomada de decisão e programas que moldam o desenvolvimento e a utilização da Internet.

Como? De uma maneira multissetorial, o que significa que todas são capazes de participar igualmente, e nenhum setor é mais importante do que outro. Portanto, você tem tanto a dizer quanto governos ou empresas neste processo.

Onde? Em todo lugar! A Governança da Internet afeta todas as usuárias da Internet.


O QUE É O IGF?

O Fórum de Governança da Internet (IGF) é uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que reúne pessoas e organizações de vários grupos de partes interessadas em igualdade para discutir questões de políticas públicas relacionadas à Internet. Foi criado em 2005 durante a Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS) como parte da Agenda de Tunis para a Sociedade da Informação (parágrafo 72), e seu mandato foi renovado por mais 10 anos pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2015.

Este ano, o 12º IGF acontecerá em Genebra, na Suíça, de 18 a 21 de dezembro. Você pode encontrar mais informações no site oficial do IGF 2017.

Nota: Embora o IGF comece oficialmente em 18 de dezembro, muitos indivíduos e organizações participam de pré-eventos, como aqueles do “Dia 0” (17 de dezembro).


POR QUE O IGF É NECESSÁRIO?

Embora o IGF não produza resultados via negociações ou não tenha poderes de formulação de políticas, como algumas outras instituições da ONU, é a única plataforma multissetorial que permite que as partes se reúnam para discutir importantes desafios e questões da Internet. Como você verá nesta reunião, as participantes do IGF discutem, trocam informações e compartilham melhores práticas sobre vários tópicos relacionados à Internet. O IGF serve para informar e inspirar aqueles com poder político nos setores público e privado, bem como lançar luz sobre várias questões através da incorporação de vozes que são frequentemente excluídas das discussões políticas globais. Ele também ajuda as pessoas a chegar a um entendimento comum de como maximizar as oportunidades da Internet e enfrentar os riscos e desafios que estão constantemente surgindo.


COMO FUNCIONA?

O IGF possui uma grande reunião anual onde uma série de atividades têm lugar, a maioria das quais são lideradas pela própria comunidade multissetorial (ex., workshops sobre vários tópicos), bem como IGFs locais, nacionais e regionais. Além disso, o IGF também tem atividades inter-sessões (ou seja, as atividades que ocorrem ao longo do ano), como os Fóruns de Melhores Práticas e Coalizões Dinâmicas. Você pode aprender mais sobre isso na seção sobre atividades inter-sessões abaixo.


ATIVIDADES INTER-SESSÕES


FÓRUNS DE MELHORES PRÁTICAS

Os Fóruns de Melhores Práticas, ou BPFs, são projetos liderados pela comunidades que trabalham em temas específicos ao longo do ano. Seu principal objetivo é reunir uma ampla participação das partes interessadas para definir e reunir práticas eficazes e/ou eficientes para enfrentar certos desafios importantes na Governança da Internet.

Em 2017, temos 3 BPFs, a saber:

  1. Gender and Access
  2. Local Content
  3. Cybersecurity

Cada um destes BPFs irá apresentar as suas conclusões na reunião do IGF, e você está convidada a assistir e ler os seus relatórios, que são publicados no site do IGF.


COALIZÕES DINÂMICAS

As Coalizões Dinâmicas, ou DCs, são grupos informais e de assuntos específicos, formados por membros de vários setores. Antes da Sessão Principal das DCs no IGF 2017, as coalizões participantes apresentaram documentos substantivos de acordo com as diretrizes gerais fornecidas como resultado das Atividades de Coordenação de Coalizões Dinâmicas. As DCs existentes são:


CONECTANDO E CAPACITANDO O PRÓXIMO BILHÃO (CENB)

Em 2015, a comunidade contribuiu para o desenvolvimento de um conjunto de Opções de Políticas para Conectar o Próximo Bilhão. Esta primeira fase focou na criação de ambientes propícios para a implantação de infraestruturas, o aumento da usabilidade, a capacitação de usuárias e a garantia de acessibilidade.

Após a reunião de 2016, o resultado da segunda fase desta atividade interseccional, multissetorial e comandada pela comunidade do IGF foi adicionado aqui. O documento final destina-se a investigar desafios e oportunidades para abordar e superar obstáculos no acesso significativo à Internet, promover acesso significativo em diversos contextos e regiões e garantir que o acesso significativo também apoie a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs).

O trabalho da Fase III do Conectando e Capacitando o Próximo Bilhão está em andamento em 2017. Uma visão geral do trabalho realizado está disponível aqui.


INICIATIVAS IGF:  NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS

As iniciativas de IGFs nacionais, regionais e locais são eventos que acontecem em todo o mundo no decorrer do ano. Elas reúnem stakeholders locais ou regionais em um evento de um, dois, ou até três dias de duração, e produzem “mensagens” compilando o que foi debatido e quais as conclusões do encontro, que alimentam o IGF global. Existem pelo menos 26 iniciativas ou programas relacionadas ao IGF, relacionadas à juventude. Todos os anos as NRIs (National Regional IGFs) realizam uma sessão plenária no IGF, bem como um número de sessões auxiliares durante toda a semana. Para mais informações sobre as NRIs, confira este link.


A REUNIÃO


COMO FUNCIONAM ESTAS REUNIÕES?

Uma variedade de workshops e sessões serão realizadas nos próximos dias e você é bem-vinda para assistir a qualquer uma delas. Você pode checar a programação do IGF 2017 aqui. Tenha em mente que o horário está sujeito a mudanças de última hora, então verifique as datas e horários da sessão quando estiver mais próximo do início do IGF.

Como uma iniciante, entendemos que você pode se sentir sobrecarregada ou até mesmo intimidada. Como as sessões se sobrepõem, certifique-se de identificar, de antemão, as sessões que você acha potencialmente interessantes ou relevantes e elabore sua própria agenda para a reunião aqui.

Preparar, preparar, preparar! Você pode pesquisar sobre as palestrantes e tópicos dos painéis antes do tempo. Você pode encontrar esses detalhes lendo os workshops selecionados e a listas de fóruns abertos selecionados.


QUEM PODE PARTICIPAR E FALAR DURANTE AS REUNIÕES?

Todas têm a mesma oportunidade de falar quando a moderadora do painel abre a palavra. Quando chegar a hora de participação do público durante uma sessão, por favor, levante a mão ou aproxime-se de um microfone para falar.

Dica: Você pode sentir que outras na sala são mais experientes do que você e que você não sabe o tópico muito bem o suficiente para contribuir. Lembre-se: ninguém sabe a perspectiva da juventude ou a situação do seu próprio país melhor do que você! Tenha em mente que este é também um fórum de discussão – não há certo ou errado, apenas perspectivas, razão e evidência.


O QUE É PERMITIDO E O QUE NÃO É PERMITIDO DURANTE ESTAS REUNIÕES?

Além de respeitar as outras participantes, e não atacar verbalmente ninguém pessoalmente, não há regras. Leia mais sobre as diretrizes de participação do IGF aqui.

Dicas para você:

  • Seja proativa! Nunca pare de falar com as pessoas/participantes/ speakers. O IGF não termina após 4 dias; você pode construir um relacionamento para além da reunião do IGF, e também usar o IGF como uma forma de se conectar e conhecer pessoas que trabalham em questões que você se interessa. Ao fazer isso, você pode se envolver em atividades pós-IGF, como o trabalho intersessional ou participar de outros processos e comunidades da Governança da Internet.
  • Seja específica sobre suas perguntas ao falar com as pessoas.
  • Não faça perguntas desnecessárias. É melhor contribuir (na linguagem da ONU, é chamado de fazer uma intervenção) quando você tem uma pontuação relevante a fazer ou uma perspectiva que valha a pena compartilhar para o que está sendo discutido durante a sessão.
  • Tome notas durante o dia e as reveja à noite. Isso ajuda a refletir sobre o que aconteceu ao longo do dia.
  • Leia os relatórios e resumos diários oferecidos pela Geneva Internet Plataforma (GIP).
  • Esteja presente durante a sessão. Isso tornará suas contribuições mais relevantes e tornará sua participação mais significativa. Você vai aprender mais também! É importante garantir que você não esteja distraída por coisas como Facebook, e-mail ou Instagram Stories.

Vocês são encorajadas, entretanto, a compartilhar informações e comentar sobre o que está acontecendo nas sessões nas redes sociais, especialmente no Twitter. A hashtag para mídias sociais deste ano é #IGF2017.


COMO POSSO PARTICIPAR NO QUE O IGF FAZ?

Junte-se à Youth Coalition on Internet Governance, ou participe de (ou até mesmo  organize) um evento Youth IGF.

Participe de um Fórum de Melhores Práticas ou de uma Coalizão Dinâmica visitando um dos links acima ou revisando os documentos na plataforma IGF review. Você também pode comentar o documento de conclusão do projeto Conectando e Capacitando o Próximo Bilhão.

Conecte-se com as embaixadoras da Internet Society (ISOC) e as participantes do Youth@IGF.


O QUE EU GOSTARIA DE TER FEITO NO IGF?

Queremos ouvir vocês! Diga-nos como podemos melhorar no ycig[at]googlegroups.com.


LISTA DE MATERIAL

Antes de sair de casa, não esqueça estes materiais fundamentais:

  1. Computador e/ou tablet com carregador
  2. Adaptador de tomadas universal
  3. Passaporte  (será necessário para entrar no local do evento) e visto (se necessário)
  4. Cartões de visita (para que você possa dar às pessoas que você conhecerá e ajudando-as a se conectar com você depois. Eles são úteis, mesmo se você não estiver trabalhando. Você pode incluir informações simples, como sua filiação universitária ou o grupo que você está envolvida, junto com seu nome, e-mail e principais perfis de redes sociais).
  5. Canetas e caderno e/ou bloco de notas
  6. Roupas formais
  7. Uma mente aberta para debater novas ideias

GLOSSÁRIO IGF

IGF – Internet Governance Forum

BPF – Best Practice Forum

MAG – Multistakeholder Advisory Group (O grupo de pessoas designadas pelo Secretariado-Geral das Nações Unidas para gerir e organizar o IGF)

DC – Dynamic Coalition

Multistakeholder – também por vezes usado como multi-stakeholder, refere-se a um processo onde estão envolvidos múltiplos stakeholders (geralmente de todos os campos – comunidade técnica, governos, sociedade civil e academia, organizações intergovernamentais (como a ONU) e o setor privado).

Remote hub – uma área estabelecida fora da reunião com o objetivo de permitir que pessoas de diferentes países escutem e participem dos acontecimentos do IGF.

IGO – Organização intergovernamental, por exemplo, as Nações Unidas

UNDESA – United Nations Department of Economic and Social Affairs (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas)

WSIS – World Summit on the Information Society (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação)

Você também pode encontrar um glossário de siglas úteis no estande Diplo com mais abreviaturas e siglas, ou aqui


Gostaríamos de agradecer à equipe de desenvolvimento:

Bianca Ho
Anri van der Spuy

& os colaboradores:

Ginger Paque
Susan Chalmers
Michael Oghia
Israel Rosas
Hailey Yang
David Ng
Élisson Diones
Luã Fergus Oliveira da Cruz
Esteban Aranda
Mili Semlani
Yannis Li


SOBRE O YCIG


A Youth Coalition on Internet Governance (YCIG) é um grupo aberto para organizações e indivíduos, representando todos os grupos interessados, dispostos a colaborar juntos para encorajar e enriquecer a participação de jovens em discussões e processos da Governança da Internet a nível local, regional e internacional.

A YCIG foi criada para defender a voz das crianças, da juventude e de jovens profissionais em fóruns e processos de Governança da Internet.

A YCIG está aberta a todas as jovens e outros relevantes stakeholders interessados em questões de Governança da Internet. Tem sido bem sucedida em garantir um compromisso com o IGF para incluir jovens painelistas em reuniões anuais, bem como organizar uma série de painéis em diferentes níveis de engajamento e produzir declarações claras durante as sessões plenárias de encerramento do IGF.

Como uma Coalizão Dinâmica registrada do IGF, a YCIG tem um espaço de reunião em cada fórum para reunir jovens stakeholders de todo o IGF para identificar e discutir questões relevantes, e em rede construir uma voz jovem mais forte nos processos de Governança da Internet.

YCIG trabalha por meio de sua lista de discussão. Você também pode encontrar mais informações no grupo da YCIG no Facebook, no site da YCIG, no blog da YCIG e no site do IGF.

Encontre mais formas de se envolver aqui.

A natureza de uma coalizão de jovens é que os membros fundadores envelhecem e precisam entregar a responsabilidade da coalizão a novos grupos. Assim, neste momento não há cadeira cativa ou grupo líder dentro da YCIG.

E é aí que precisamos de você.

Se você tem menos de 35 anos, está interessada na Governança da Internet e é capaz de se envolver em debates sobre Governança da Internet, junte-se à lista de discussão do YCIG, apresente-se e participe da discussão sobre o que essa coalizão deveria estar fazendo. Você pode ser nova na Governança da Internet e no IGF, ou você já pode ter participado no IGF como uma jovem, mas não envolvida com a YCIG. O grupo precisa de novas voluntárias, novas idéias e novas líderes. Em suma – ela precisa de você!


WORKSHOPS RELACIONADOS AOS JOVENS @ IGF2017 GENEBRA

Você pode encontrar as descrições e detalhes de cada workshop no programa IGF 2017 neste link. Os workshops relacionados com jovens foram destacados abaixo.

Título Descrição & Referência
6 – Collaborative Community Development Program Learn IG Promoting Youth on the Table

Durante o workshop destacaremos a experiência pessoa,, e a necessidade da tecnologia em termos de conscientização da juventude e como um projeto comunitário colaborativo, como o Learn IG, ajuda a diminuir as lacunas. Na maioria das vezes, pessoas recebem bolsas, mas quando elas retornam, elas se restringem aos limites de seu alcance. Esta sessão explorará a possibilidade de como líderes podem usar seus conhecimentos, aprendizados e experiências para ajudarem outros a aumentar a conscientização, especialmente com jovens e comunidades.


85 – Online Safety or Safeguarding Dystopia–Is Keeping Children ‘Safe’ Online Eroding Their Rights?

Esta sessão informará a comunidade sobre a pesquisa realizada pela Universidade de Plymouth/South West Grid for Learning, que entrevistou 10.000 crianças e jovens sobre suas vidas online. Levantando a questão de que existe uma ampla gama de conteúdos e questões que afetam os jovens, com especial preocupação em torno do impacto do tempo em frente à tela na saúde mental e no bem-estar, e a interpretação das crianças acerca de abuso e conteúdo prejudicial. A sessão argumentará que abordagens proibitivas de “segurança online” estão falhando em assegurar os direitos dessas crianças e, em alguns casos, danificando-os como resultado da manutenção da “segurança”.


90 – Achieving the 2030 Sustainable Development Agenda in a Digital Future: Where Do Youth Stand?

A sessão começará definindo a estrutura e delineando o propósito e os objetivos do workshop. Painelistas realizarão rápidas apresentações refletindo sobre o trabalho realizado por suas respectivas organizações, compartilhando melhores práticas, lições aprendidas, recomendações e tendências emergentes com o público. Essas breves apresentações irão preparar o cenário para uma discussão interativa e moderada entre painelistas e o público, seguido de perguntas e respostas, e uma conclusão.


130 – How does social media shape our minds?

O objetivo da sessão não é apenas refletir os fatos relativos à influência das mídias sociais, mas também oferecer a chance de criar sugestões para modificar as políticas atuais das plataformas de redes sociais e propor soluções para as questões discutidas. Além disso, pretendemos criar um guia e dicas sobre o uso de redes sociais para jovens e usuários gerais de Internet.


193 – Youth Engagement in Internet Governance Ecosystem: Current Scenario, Controversies and Future Action

O debate deve focar-se na controvérsia sobre o dever da juventude construir ou não uma agenda para o seu engajamento no ecossistema da GI e, se sim, quais tópicos devem estar presentes nela. Dito isto e dado o quadro inicial, a sessão pretende discutir as seguintes questões orientadoras: Quais são as barreiras encontradas pelos jovens ao entrar no Ecossistema da Governança da Internet? Deveria haver uma Agenda da Juventude para a GI? Quais seriam os temas que ainda podemos avançar em termos de participação e posicionamento?


212 – Navigating gender and youth challenges: telling stories about women, technology and creation

Este workshop consistirá em uma abordagem baseada em narrativas para promover uma discussão entre gerações de mulheres internautas. Ao contar histórias e compartilhar experiências, a ideia é abordar questões como ‘Qual é o conteúdo que as mulheres criam na Internet?’ ou ‘Como as mulheres acessam a Internet?’ com o intuito de fornecer insights sobre a maneira como vemos/percebemos a relação entre mulheres e tecnologia.

As sessões adicionais incluem:

  • 230 – Youth participation in Internet governance | O workshop irá explorar como a participação das jovens no desenvolvimento da Internet pode ser assegurada sem reproduzir e criar novos padrões de discriminação e, igualmente, como a Internet pode apoiar a participação, associação e expressão da juventude na sociedade.
  • IGF Youth Initiatives – https://sched.co/Co1m | Essa sessão irá focar no status das iniciativas Youth IGF e os passos a seguir. Note que essa sessão começa às 08:30, não às 09:00.
  • YCIG session – http://sched.co/CTse | Essa sessão é o encontro anual da YCIG.
  • Collaborative Leadership Exchange (CLX) on “Shaping the Digital Future” – (https://sched.co/CR5g).
  • Insafe, a rede europeia de centros seguros de Internet, organizará um evento do Dia 0 (domingo, 17 de dezembro) em torno da compreensibilidade dos termos e condições e faz um convite aos participantes jovens.
  • Workshop 134: Fake news e possíveis soluções para acessar informações. A discussão será liderada pela organizadora do Youth IGF da Holanda: Vanessa Berning (20 de dezembro, 9:00-10:00 | https: //sched.co/CTs9).
CONNECT WITH US
Advertisements